quarta-feira, 15 de junho de 2011

Webqest - Ciclo V módulo 5

Webquest - Ciclo  V módulo 5

Webquest
                                   Dengue
Introdução
Se você agir, podemos evitar.
A dengue é uma doença infecciosa transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado . No Brasil, as condições climáticas favorecem a circulação do mosquito, fazendo com que todos os anos milhares de pessoas peguem dengue. É uma doença séria que pode matar, mas também pode ser evitada se atitudes efetivas forem tomadas.Basta você agir.  
 
Tarefa
Você será um agente multiplicador na campanha da Dengue. Para isso, deverá pesquisar formas de como evitar a Dengue, utilizadas na sua cidade e elaborar uma apresentação a ser realizada nas demais turmas da sua escola e à comunidade escolar de modo geral, sensibilizando para a importância da prevenção da Dengue como forma de saúde pública .
A turma do  5º ano deverão organizar-se em 4 grupos de  7 alunos cada. Dividindo as tarefas para facilitar a realização das etapas de pesquisas, elaboração dos materiais e apresentação.
O grupo que melhor se apresentar nas salas de aula da escola será o vencedor.

Processo
1º passo – Pesquise na internet as possibilidades de como evitar a Dengue.
2º passo – Escolha as melhores formas de como evitar a Dengue estudando as melhores possibilidades pois serão o foco da sua apresentação .
3º passo -  Procure entrar no site do órgão responsável da Prefeitura da sua cidade  e procure verificar que medidas que são adotadas para o controle da Dengue em Salvador .
4º passo – Elabore o material necessário para as apresentações que deverão acontecer nas salas de aula de sua escola . Durante as apresentações vocês deverão convencer os ouvintes a importância e as medidas de como evitar a Dengue na comunidade onde vocês estão inseridos e ajudar a formar  multiplicadores no combate a Dengue.
5º passo – Anuncio da equipe vencedora , a equipe que melhor soube conduzir todo o processo .

Recursos
Adicionais:
- Computador
- Data show
- Textos impressos
- Pincel atômico
- Papel metro


Avaliação

A atividade em questão será avaliada de acordo com os critérios abaixo:

- Participação individual, através de formulário a ser preenchido pelo grupo, contendo os itens a serem avaliados coletivamente acerca da atuação de cada membro e campo para auto-avaliação.
- Atuação do grupo nas apresentações.
- Material produzido: Textos, materiais de apoio, recursos.

Conclusão
Esperamos que esta Webquest proporcione aos alunos melhores formas de prevenção contra a Dengue através do conhecimento de medidas simples adotadas pelo homem para combatê-la , mostrando que para evitar a Dengue só é possível com a participação de todos .  
A PREVENÇÃO É A ÚNICA ARMA CONTRA A DENGUE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário