domingo, 5 de dezembro de 2010

Ciclo II - Módulo 3 - Corpos Mutantes

-  Corpo Cyborg e o dispositivo das tecnologias .

Atualmente  a aceleração tecnológica propicia  possibilidades de transformação do  nosso corpo  seja através da  inteligência artificial , a biônica , a nanotecnologia , a biologia molecular e etc. Exemplos diversos podemos citar que envolve uma complexa mistura de componentes mecânicos , eletrônicos e biológicos como a fibra de carbono, metal, pele sintética de silicone , microssensores , bateria elétrica. Há uma revolução nas práticas de transplante abrindo uma perspectiva para que os orgãos humanos possam ser fabricados e comercializados e com isso aprendemos que é possível produzir a vida em laboratório .  Existe um desenvolvimento na medicina com máquinas que fazem cirurgias ( robôs cirurgiões ) , médicos que cuidam de pacientes pela internet, prontuário eletrônico , telemedicina , remédios inteligentes parecidos com chips, ressonância magnética funcional e a tomografia computadorizada que faz a dissecação tecnlógica do corpo .
Cada vez mais a tecnologia investe no biológico e a biologia invade o mundo das máquinas . A revolução digital que se desdobrou a partir da cibernética mostra que o ciborgue está presente em nosso meio e nos remete a perguntar onde termina o humano e onde começa a máquina ?  ou a questão pode ser reformulada : onde termina a máquina e onde começa o humano ?  Hoje em dia há muitos ciborgues entre nós na sociedade . Não apenas o Robocop mas sim qualquer pessoa com um orgão artificial ou uma prótese implantada ou ainda qualquer pessoa que tenha sido reprogramada para resistir a doenças ou mesmo drogada para pensar , comportar-se e sentir-se melhor isso tudo é tecnologicamente um ciborgue , nós todos vivemos em uma sociedade ciborgue .

Uma estética para corpos mutantes 

No passado , estar em movimento era um privilégio , uma conquista . Hoje é uma necessidade , uma aventura pessoal , um novo meio e modo de vida . O movimento veloz e contínuo faz o individuo experimentar e exercitar outros valores : tudo deve estar pronto para o uso imediato , o prazer passageiro , a satisfação instantânea . O convite é para que cada um se renda aos impulsos , passe a se beneficiar com tudo aquilo que é transitório, passageiro , fugaz . Nada mais de esforços prolongados , receitas testadas , garantias e seguros . A mutabilidade progressiva cada vez mais condiciona e metamorfosea todos os aspectos da nossa vida , sobretudo o nosso corpo. Enfatiza que o culto ao corpo está intimamente veiculado ao desejo de modificá-lo . E que no capitalismo avançado o corpo , refabricado , mutante é socialmente considerado mais eficiente , tornou-se o principal objeto de consumo .
A promessa fascinante de um ganho suplementar de saúde , juventude e beleza conquistou um espaço inédito nos meios científicos e artísticos , na mídia , em todas as esferas do nosso cotidiano . Para vencer os perigos contantes de torna-se obsoleto, ultrapassado ou inadequado , o corpo deve ser continuadamente turbinado para acompanhar a sofisticação das máquinas , atender as novas demendas de prazer e liberdade próprios da atualidade .
em todo momento somos bombardeados com notícias , em veículos diversos , que incentivam a reforma corporal completa , a vida feliz e a longevidade . Desde a maternidade o  corpo inicia a sua trajetória mutante , um processo ininterrupto de aperfeiçoamento técnico , para tornar-se progressivamente espetaculare, certamente eficiente . Atualmente existe uma verdadeira obsessão contra o envelhecimentoe a morte . Aposta-se cada vez mais em qualquer promessa que prolongue a juventude e adie , indefinidamente , a morte , esse mal que deve ser sempre postergado.
É verdade que mesmo com a ciência empenhada em prolongar a vida , envelhecer ainda é inevitável  porém através de métodos amplamente comercializados , variadas drogas e cirurgias plásticas existe a promessa de  prolongar a juventude  , o vigor físico. No presente sabe-se que a  produçaõ do corpo não se limita a superfície da pele. è no interior do corpo que se concentra e acontece graças ao avanço da robótica e da biotecnologia , que oferecem novas esperanças , concretizam desejos e anunciam outras conquistas irresistíveis .  

- Corpos ex machina : Contatos imediatos  porque mediados

A produtividade do conceito de ciborgue - A partir do exemplo de atendimento de urgência citado a uma pessoa medidas avançadas/medidas básicas , e o que diferencia esses dois conjuntos de ações  é o fato de que os recursos avançados incluem uma equipe que está programada para chegar rápido ao local de atendimento e preparada para trbalhar sob estresse no atendimento a urgências , além de ser capaz de manipular muito bem os equipamentos e conhecer minuciosamente os algoritmos preconizados para manobras avançadas de ressucitação cardiorrespiratória, a competência está, invariavelmente ,  em foco e em avaliação , corresponde em habilitar-se a seguir de forma imediata e sem questionamentos , as recomendações e a padronização das técnicas de ressucitação cardiopulmonar e cerebral enquanto membro da equipe de reanimação avançada.
A interpretação das visualidades geradas por esse sistema é feita através do domínio de uma hermenêutica médica , estreitamente conectada a eletrônica , que transforma o corpo em algo que pode ser colocado dentro de um sistema de processamento de informação e que, exatamente por isso pode ser decodificado . E  nesse caso é , sobretudo,  a velocidade que nos capacita para fazermos mais coisas em muito menos tempo . Aprendemos que tanto os alogoritmos quanto os equpamentos , na sua forma material são meios de informação que não descrevem a realidade de um corpo-paciente ; eles ao invés disso , produzem a linguagem e o espaço dentro do qual o corpo-paciente passa a existir de uma dada maneira . Na fronteira entre o humano e a máquina , já não e mais  possível delimitar o que é natural e o que é artificial .
A intensificação das nossas interações perceptivas e motoras com o meio estão , cada vez mais , sendo mediadas com tecnologias comunicacionais e por sistemas de processamento de informações . E aprtir dai nós humanos estamos nos tornando parecidos com as máquinas , e assim possibilitar-nos outros modos de experienciar o ser e o viver.     

-  Corpos amputados e profetizados : Naturalizando novas formas de habitar o corpo na contemporaneidade

Quando se escreve sobre corpos corresponde a falar de sua complexidade , compreender seus modos de vida, suas tristezas e alegrias, suas dores e doenças . O ser humano produziu transformações tanto no mundo em que vive como em seus corpos . Deixou rastros de suas descobertas tecnocientíficas , atualizadas em cada momento histórico , do fogo a eletriciade , do músculo à cadeia de DNA . E esse novos conhecimentos permitiram novos olhares e nesse movimento contínuo de renovação , o obsoleto ganha nova vida , ou um novo corpo reinventado. Nesse sentido nosso corpo atual sempre será provisório. Na atualidade passamos a consumir formas de vida . Através de fluxos que chegam por meio de imagens, informações , conhecimentos e serviços , que tem acesso cotidianamente , as pessoas consomem maneiras de viver , pensar, sonhar , enfim grande quantidade de subjetividade. A unica certeza , portanto , que se tem na vida , é que o corpo muda continuamente , muitas vezes de forma independente de nossos desejos e pretensões .
O desafio colocado na atualidade é o de projetar , construir e atualizar constantemente o corpo humano pela tecnologia , fazendo com que o artificial passe a ser a nova natureza corporal. A busca desenfreada pela utopia do corpo perfeito faz com que muitos indivíduos desejem trocar, refazer ou reconfigurar cada parte do corpo, ou seja, as peças envelhecidas , cansadas ou doentes possam ser substituídas , atualizadas e potencializadas.Pra algumas pessoas , então , todo sacrifício é válido para tornar o corpo livre de sua  enfermidade, da sua imperfeição .
Para os indivíduos com os corpos amputados , o uso da prótese marca a mudança de um estdo de ser e de viver para outro , como muitos dos rituais de passagem que se vivencia , como o nascimento , o casamento  e a formatura entre outros . Para eles a mixagem entre o orgânico e artificial surgiu como uma nova possibilidade de ressignificar a morte de uma parte de seus corpos e através do renascimento permitir habitá-los novamente  e estarem  aptos para uma nova vida . 

- A performance do híbrido : corpo , deficiência e potencialização

A abordagem é sobre os corpos dos atletas portadores de deficiência física  que utilizam como prótese a cadeira de rodas e , assim potencializam seus usos com o auxílo da tecnologia ,  reinventando assim num processo contemporâneo que os artificializa e os tornam gestores de si .
O corpo desse atleta uma vez que avança pelos limites de sua  reconstrução , enfrentando , a partir da intervenção tecnológica , as tensões de um campo de disputa entre natureza e técnica , do instrumental ao  biológico e nos remete a tentar perceber a intencionalidade humana de apropriar-se da técnica , a fim de garantir a própria existência. 
Na sociedade contemporânea a condição humana é corporal se subtrair-se alguma parte do corpo ou lhe acrescentar coloca o sujeito a uma existência diferenciada .
Devemos olhar para o corpo do atleta portador de deficiência como aquele que promove um borramento de fronteiras . Recortado, maquínico, com deficiência , mas tecnológico, biológico e instrumental, obsceno e monstruoso : um corpo de significados e formas plurais que , interpelado por práticas  discursivas , transita pelo território da superação e do limite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário